Escolas receberam prémios de participação no GaME

A AMESEIXAL entregou prémios de participação a seis escolas envolvidas no GaME – Ganha a Melhor Escola, uma medida que pretende envolver os alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola.

Assim, a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, a Escola Secundária da Amora, a Escola Secundária João de Barros, a Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, a Escola Secundária José Afonso e ainda a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, receberam um powerbank, um certificado de participação e um porta-chaves com lanterna Led da AMESEIXAL. (...)

Aprovação do plano de atividades e orçamento

A AMESEIXAL reuniu os seus associados em assembleia geral, no dia 19 de novembro, nos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal, e aprovou por unanimidade o plano de atividades e orçamento para 2019.

Ao nível das atividades a desenvolver, foram apresentadas três tipos de ações: as desenvolvidas no âmbito do Contrato-Programa estabelecido entre a AMESEIXAL e a Câmara Municipal do Seixal; os projetos cofinanciados pela união Europeia; e a colaboração com os associados e outras entidades. (...)

Sugestões

Desligue o forno 5 ou 10 minutos antes do cozinhado estar pronto. O calor remanescente é suficiente para acabar a cozedura dos alimentos e poupa 5 a 10% da energia.

Na máquina de lavar roupa opte por baixas temperaturas e sempre que possível faça lavagens a frio. A diferença entre lavar a 30º ou a 60º implica um aumento do consumo entre 200% a 400%.

Não encha muito o frigorifico ou a arca pois torna a distribuição de temperatura pouco uniforme, o que pode levar à deterioração dos alimentos. Ter a porta aberta mais tempo provoca um maior consumo energético.

A forma mais ecológica de secar roupa é aproveitando o sol e o vento. Se tiver de utilizar a máquina, faça-o na capacidade máxima.