Escolas receberam prémios de participação no GaME

AMESEIXAL entrega prémiosA AMESEIXAL entregou prémios de participação a seis escolas envolvidas no GaME – Ganha a Melhor Escola, uma medida que pretende envolver os alunos do ensino secundário e profissional na gestão de energia da sua escola.

Assim, a Escola Secundária Manuel Cargaleiro, a Escola Secundária da Amora, a Escola Secundária João de Barros, a Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, a Escola Secundária José Afonso e ainda a Escola Profissional Bento de Jesus Caraça, receberam um powerbank, um certificado de participação e um porta-chaves com lanterna Led da AMESEIXAL.

A medida GaME fornece aos alunos ferramentas que lhes permitem realizar uma auditoria energética simplificada e acompanhar em tempo real os consumos energéticos do seu estabelecimento de ensino, criando e implementando e medidas de melhoria no uso da energia da escola. Paralelamente, decorre uma competição entre as escolas aderentes, sendo premiadas no final as 10 escolas melhores classificadas.

A primeira edição da Medida GaME (em 2017/2018) esteve reservada às escolas da área territorial abrangida pelas agências de energia S.ENERGIA, ENA, AMESEIXAL, AREANATEJO, ENERAREA, AMEAL, AGENEAL, CASCAIS AMBIENTE e ADENE.

Aprovação do plano de atividades e orçamento

AMESEIXALA AMESEIXAL reuniu os seus associados em assembleia geral, no dia 19 de novembro, nos serviços centrais da Câmara Municipal do Seixal, e aprovou por unanimidade o plano de atividades e orçamento para 2019.

Ao nível das atividades a desenvolver, foram apresentadas três tipos de ações: as desenvolvidas no âmbito do Contrato-Programa estabelecido entre a AMESEIXAL e a Câmara Municipal do Seixal; os projetos cofinanciados pela união Europeia; e a colaboração com os associados e outras entidades.

Exemplo de alguns projetos desenvolvidos em parceria com a autarquia são a promoção de uma melhor gestão energética em equipamentos municipais, a realização de diagnósticos energéticos em associações e comércio local, o projeto Ecofamílias ou a Semana Europeia da Mobilidade.

Ao nível dos projetos cofinanciados, destacam-se o Laboratório Vivo para a Descarbonização ou o projeto Ventos de Poupança. A AMESEIXAL presta ainda a apoio e aconselhamento ao público em geral e pretende, em 2019, multiplicar as parcerias.

Rede de oleões a crescer com o contributo da AMESEIXAL

OleãoNo âmbito de um protocolo entre a AMESEIXAL, a Câmara Municipal do Seixal e o consórcio Hardlevel – Prio estão já a ser instalados por todo o concelho do Seixal novos equipamentos de recolha de óleos alimentares usados.

Até ao final do ano de 2018, a rede de recolha de óleos alimentares usados contará com 60 equipamentos.

A Rede Municipal de Recolha de Óleos Alimentares Usados resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal do Seixal, a AMESEIXAL – Agência Municipal de Energia do Seixal e o consórcio Hardlevel – Prio, num compromisso de incrementar o contributo local para a resolução dos problemas ambientais resultantes da incorreta deposição destes resíduos, bem como melhorar e ampliar a atual rede de recolha.

No âmbito desta colaboração, a empresa que opera sob a marca Prio Top Level irá proceder à recolha, transporte e valorização de óleos alimentares usados, transformando-os em biodiesel.

Conheça a localização dos equipamentos no mapa de colocação de oleões.